Sentimentos

Projeto
E por falar em sentimento

Trabalhando a Comunicação Não Verbal (CNV)

A  CNV É um processo usado mundialmente para promover a paz e resolver conflitos.

Através deste processo buscamos compreender nosso mundo interno de sentimentos e necessidades e nos comunicarmos a partir desta compreensão. Trata-se da intenção de se conectar com o que está vivo em si mesmo e ter curiosidade genuína em descobrir o que está vivo no outro.

Utilizamos o Jogo GROK para trabalhar a Comunicação Não Verbal (CNV).  GROK é um termo inventado por Robert Heinlein, autor do livro de Ficção científica “Um estranho numa terra estranha”, onde ele conta a história de um marciano que vem à Terra tentar entender nosso mundo. Em sua cultura existe o termo GROKAR, que significa literalmente beber e, metaforicamente, entender algo tão completa e profundamente que o observador e o objeto observado se tornam um só.

Podemos utilizar esse jogo de diversas formas. Nas atividades desta semana trabalhamos com as turmas de terceiro ano com o objetivo de obter clareza sobre algo que os incomoda e experimentar o efeito da EMPATIA.

Tiveram a oportunidade de:

– compreender melhor sobre problemas que, se não são nossos, bem que poderiam sê-lo.

– partilhar uma dificuldade que encontra no relacionamento interpessoal ou qualquer outro tipo e, que tem dificuldade de expor.

– assumir o problema do outro como se fosse seu e nesta ação o grupo buscou auxiliar sugestivamente na solução do problema.

Ao final questões como:  “O outro compreendeu seu problema?”; “Como você se sentiu ao ver o problema descrito?”; “Você compreendeu o problema do outro?”; “Como você se sentiu em relação ao grupo?”, puderam ser respondidas.

Todos tiveram a possibilidade de se colocar no lugar do outro, pois entender melhor seus comportamentos e sentimentos é essencial para desenvolver a empatia necessária para a convivência em grupo.

 

“Todos tiveram a possibilidade de se colocar no lugar do outro e entender melhor seus comportamentos e sentimentos, o que é essencial para desenvolver a empatia necessária para a convivência em grupo. Também compreenderam que em qualquer relacionamento humano deve haver 2 pilares, Respeito e Confiança, e que o Julgamento deve ser suspendido diante dos relacionamentos”. Micheline Sales