Literatura e Cartografia

Projeto Literatura e Cartografia

Nosso projeto tem por finalidade aplicar de forma dinâmica e prática, a teoria desenvolvida em sala de aula com os nossos alunos nas disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa. Para isso partirmos da base de estudos da literatura clássica de Luiz de Camões e unimos com os conceitos de cartografia.
Associar um trabalho interdisciplinar, mostra o quanto as disciplinas estão conectadas, que há uma ligação entre literatura e geografia. Nossos alunos ao final do projeto se lançaram em uma busca ao caça tesouro, aplicando os versos de Camões e locomovendo-se por meio das coordenadas Geográficas.
Este projeto foi desenvolvido com alunos, do 1° Ano do ensino Médio, ambos os períodos manhã e tarde, unindo os estudos teóricos e práticos. Numa verdadeira manhã e tarde de liderança, aprendizado, trabalho em equipe cheios de enigmas e charadas.
Mostramos que nosso trabalho vai muito além, da teoria, mas que convém aplicar a prática na relação entre as duas disciplinas. Nossos alunos, além de uma recompensa tiveram um dia de aula diferente. Por isso, sentimos imenso prazer e satisfação em apresentar este projeto, entre as duas áreas do conhecimento, como forma de enriquecer o aprendizado dos nossos alunos

Literatura e Cartografia – Caça ao Tesouro

Público alvo: alunos do 1° ano do Ensino Médio.

Objetivo geral: aplicar a teoria do conjunto dos estudos de cartografia e literatura. Usando como base as noções básicas de coordenadas geográficas e a obra de Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas.

Objetivo: Desenvolver atividade prática que promova o exercício do trabalho em equipe, unindo as habilidades e competências dos alunos na resolução de enigmas e charadas.

Justificativa: Partindo da necessidade de tornar as aulas mais dinâmicas, procurou-se maneiras aplicar, na prática, os estudos associados à Geografia e à Literatura.

Metodologia: Organização por fases e etapas.

1° Fase: Organização das equipes entre os alunos participantes, sendo 4 equipes por turma.

2° Fase: Distribuição dos roteiros para cada equipe.

3° Fase: Sistematização do roteiro prático aplicado pelos espaços do colégio.

4° Fase: Busca ao tesouro.

Avaliação: Os educandos serão avaliados sob a perspectiva dos conhecimentos de geografia e literatura, aplicados, previamente, em classe. A nota será composta por:

• 3,0 pontos da Análise literária (Realiza pelos alunos)
  • 3,0 pontos da compreensão das coordenadas geográficas.
  • 4,0 pontos da aplicação prática. (Caça ao tesouro)

.