Projeto Literatura e Cartografia
Nosso projeto tem por finalidade aplicar de forma dinâmica e prática, a teoria desenvolvida em sala de aula com os nossos alunos nas disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa. Para isso partirmos da base de estudos da literatura clássica de Luiz de Camões e unimos com os conceitos de cartografia.
Associar um trabalho interdisciplinar, mostra o quanto as disciplinas estão conectadas, que há uma ligação entre literatura e geografia. Nossos alunos ao final do projeto se lançaram em uma busca ao caça tesouro, aplicando os versos de Camões e locomovendo-se por meio das coordenadas Geográficas.
Este projeto foi desenvolvido com alunos, do 1° Ano do ensino Médio, ambos os períodos manhã e tarde, unindo os estudos teóricos e práticos. Numa verdadeira manhã e tarde de liderança, aprendizado, trabalho em equipe cheios de enigmas e charadas.
Mostramos que nosso trabalho vai muito além, da teoria, mas que convém aplicar a prática na relação entre as duas disciplinas. Nossos alunos, além de uma recompensa tiveram um dia de aula diferente. Por isso, sentimos imenso prazer e satisfação em apresentar este projeto, entre as duas áreas do conhecimento, como forma de enriquecer o aprendizado dos nossos alunos
Literatura e Cartografia – Caça ao Tesouro
Público alvo: alunos do 1° ano do Ensino Médio.
Objetivo geral: aplicar a teoria do conjunto dos estudos de cartografia e literatura. Usando como base as noções básicas de coordenadas geográficas e a obra de Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas.
Objetivo: Desenvolver atividade prática que promova o exercício do trabalho em equipe, unindo as habilidades e competências dos alunos na resolução de enigmas e charadas.
Justificativa: Partindo da necessidade de tornar as aulas mais dinâmicas, procurou-se maneiras aplicar, na prática, os estudos associados à Geografia e à Literatura.
Metodologia: Organização por fases e etapas.
1° Fase: Organização das equipes entre os alunos participantes, sendo 4 equipes por turma.
2° Fase: Distribuição dos roteiros para cada equipe.
3° Fase: Sistematização do roteiro prático aplicado pelos espaços do colégio.
4° Fase: Busca ao tesouro.
Avaliação: Os educandos serão avaliados sob a perspectiva dos conhecimentos de geografia e literatura, aplicados, previamente, em classe. A nota será composta por:
.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |