Musicalização Infantil: o que é?
A Musicalização infantil faz uso de elementos primordiais da música: movimento, percepção auditiva e a prática musical, baseia-se nos trabalhos dos educadores musicais que primeiro iniciaram essa metodologia de aprendizagem, indo de encontro as fases do desenvolvimento infantil.
O referencial teórico utilizado nas aulas de musicalização infantil do Colégio Unicultura, tem como base a prática de Josette Feres, Margareth Darezzo, Luciana Nagumo, Sandra Oak e Enny Parejo (referências nesse exercício no Estado de São Paulo) e também pedagogos musicais renomados que a princípio dilataram essa metodologia voltada ao ensino infantil: Émille Jaques Dalcroze, Edgar Willens, Carl Orff e Heitor Villa-Lobos.
A musicalização consiste na construção do aprendizado musical, porém o mesmo acontece de forma lúdica, levando em consideração o humano, assim como o potencial de cada criança, respeitando o tempo e o desenvolvimento de cada um.
É importante salientar que o aprendizado da música na escola não tem como objetivo principal a criação de gênios musicais, mas sim o aumento de habilidades inerentes ao humano, aprimorando-as para o melhor desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
O movimento contribui para localização espacial, exploração de diferentes planos, coordenação motora (fina, grossa). As diferentes formas de andamento também são exploradas nesse aspecto.
O aumento da percepção auditiva propicia a atenção e a concentração, melhor identificação de sons de modo geral, proporcionando também uma melhor localização espacial, logo um refinamento na percepção também de sons da fala, o que auxilia na aquisição de leitura e escrita.
Na prática musical são aprimoradas questões relacionada a fala e a linguagem, bem como questões emocionais e sociais.
Fazer música, participar de jogos musicais e aprimorar a utilização de instrumentos ou o próprio canto estimulam o desenvolvimento de melhor articulação das palavras, melhor socialização, controle emocional e corporal; podendo ser um elemento de extrema importância também para crianças com questões de aprendizagem, sendo essas dificuldades relacionadas a motricidade ou a aspectos cognitivos da leitura e da escrita.
A música é uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento da criança tendo como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
Desde o nascimento, a criança recebe estímulos sonoros criando assim um repertório de sons, quanto mais estímulo recebe durante a infância maior será sua percepção para a linguagem sonora e musical. O trabalho com a música é uma boa oportunidade para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do autoconhecimento, promovendo a integração social.
Para atender ao público infantil, Aline Rissuto cria o Curso TKT Infantil de Flauta Doce e Canto. Com duração média de 12 meses cada estágio, o primeiro volume foi lançado em 2009, sua eficácia já foi comprovada em experiências com os alunos da Projeto Sonoro. Acompanha CD com as músicas cantadas e o repertório tocado.
A idade mínima para participação das aulas de musicalização é 3 anos. O aluno terá contato com diversos instrumentos podendo posteriormente escolher o que mais se identifica. A criança que já participa das aulas de instrumento na Projeto Sonoro, pode participar das aulas de musicalização para o desenvolvimento de diversas habilidades que serão acrescentadas ao seu estudo de instrumento.
PROGRAMA
Introdução, Aquecimento, Alongamento, O Coral, Notas Musicais, Repertório para Cantar, Vamos construir Instrumentos, Figuras Musicais, Apresentação da Flauta Doce, Clave de Sol, Repertório com a clave de sol, Pentagrama ou Pauta, Pausas, Juntando as notas musicais, Conhecendo os Instrumentos de Percussão, Cantigas comemorativas, Pot-Pourri Folclórico.
O Programa visa desenvolver
Alfabetização Musical através de desenhos e conseqüentemente associa-los com figuras musicais
Propriedades do som
Andamento (rápido e lento)
Sensibilidade musical
Discriminar e identificar sons através de canções folclóricas, música clássica e popular
História da música e dos instrumentos
Ritmo
Coordenação motora
Sons e sua combinação
Técnica vocal
Para as aulas de musicalização utilizamos alguns instrumentos para a realização das atividades práticas:
Instrumentos de percussão (tambor, clave, pandeiro, xilofone, caxixi, entre outros)
Flauta Doce
Instrumentos construídos com sucata
O aluno que já é matriculado em um instrumento ou canto, tem desconto especial nas aulas de musicalização. Informe-se!
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |