Musicalização Infantil

Musicalização Infantil: o que é?

A Musicalização infantil faz uso de elementos primordiais da música: movimento, percepção auditiva e a prática musical, baseia-se nos trabalhos dos educadores musicais que primeiro iniciaram essa metodologia de aprendizagem, indo de encontro as fases do desenvolvimento infantil.

O referencial teórico utilizado nas aulas de musicalização infantil do Colégio Unicultura, tem como base a prática de Josette Feres, Margareth Darezzo, Luciana Nagumo, Sandra Oak e Enny Parejo (referências nesse exercício no Estado de São Paulo) e também pedagogos musicais renomados que a princípio dilataram essa metodologia voltada ao ensino infantil: Émille Jaques Dalcroze, Edgar Willens, Carl Orff e Heitor Villa-Lobos.

A musicalização consiste na construção do aprendizado musical, porém o mesmo acontece de forma lúdica, levando em consideração o humano, assim como o potencial de cada criança, respeitando o tempo e o desenvolvimento de cada um.

É importante salientar que o aprendizado da música na escola não tem como objetivo principal a criação de gênios musicais, mas sim o aumento de habilidades inerentes ao humano, aprimorando-as para o melhor desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

O movimento contribui para localização espacial, exploração de diferentes planos, coordenação motora (fina, grossa). As diferentes formas de andamento também são exploradas nesse aspecto.

O aumento da percepção auditiva propicia a atenção e a concentração, melhor identificação de sons de modo geral, proporcionando também uma melhor localização espacial, logo um refinamento na percepção também de sons da fala, o que auxilia na aquisição de leitura e escrita.

Na prática musical são aprimoradas questões relacionada a fala e a linguagem, bem como questões emocionais e sociais.

Fazer música, participar de jogos musicais e aprimorar a utilização de instrumentos ou o próprio canto estimulam o desenvolvimento de melhor articulação das palavras, melhor socialização, controle emocional e corporal; podendo ser um elemento de extrema importância também para crianças com questões de aprendizagem, sendo essas dificuldades relacionadas a motricidade ou a aspectos cognitivos da  leitura e da escrita.

A música é uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento da criança tendo como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Desde o nascimento, a criança recebe estímulos sonoros criando assim um repertório de sons, quanto mais estímulo recebe durante a infância maior será sua percepção para a linguagem sonora e musical. O trabalho com a música é uma boa oportunidade para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do autoconhecimento, promovendo a integração social.

Para atender ao público infantil, Aline Rissuto cria o Curso TKT Infantil de Flauta Doce e Canto. Com duração média de 12 meses cada estágio, o primeiro volume foi lançado em 2009, sua eficácia já foi comprovada em experiências com os alunos da Projeto Sonoro. Acompanha CD com as músicas cantadas e o repertório tocado.

A idade mínima para participação das aulas de musicalização é 3 anos. O aluno terá contato com diversos instrumentos podendo posteriormente escolher o que mais se identifica. A criança que já participa das aulas de instrumento na Projeto Sonoro, pode participar das aulas de musicalização para o desenvolvimento de diversas habilidades que serão acrescentadas ao seu estudo de instrumento.

PROGRAMA
Introdução, Aquecimento, Alongamento, O Coral, Notas Musicais, Repertório para Cantar, Vamos construir Instrumentos, Figuras Musicais, Apresentação da Flauta Doce, Clave de Sol, Repertório com a clave de sol, Pentagrama ou Pauta, Pausas, Juntando as notas musicais, Conhecendo os Instrumentos de Percussão, Cantigas comemorativas, Pot-Pourri Folclórico.
O Programa visa desenvolver

Alfabetização Musical através de desenhos e conseqüentemente associa-los com figuras musicais
Propriedades do som
Andamento (rápido e lento)
Sensibilidade musical
Discriminar e identificar sons através de canções folclóricas, música clássica e popular
História da música e dos instrumentos
Ritmo
Coordenação motora
Sons e sua combinação
Técnica vocal

Para as aulas de musicalização utilizamos alguns instrumentos para a realização das atividades práticas:

Instrumentos de percussão (tambor, clave, pandeiro, xilofone, caxixi, entre outros)
Flauta Doce
Instrumentos construídos com sucata

Diferencial

O aluno que já é matriculado em um instrumento ou canto, tem desconto especial nas aulas de musicalização. Informe-se!